Translate this Page
Pesquisa
Qual a sua afiliação religiosa?
Católico
Evangélico
Adventista
Fundamentalista
Outro
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (660 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...



Total de visitas: 335753
Centro Graham e Misticismo
Centro Graham e Misticismo

 

CENTRO GRAHAM PROPAGANDO

O MISTICISMO CONTEMPLATIVO

 

O Centro de Treinamento Billy Graham, em Cove, está programado sediar o retiro de oração contemplativa da organização Renovaré, entre29 Outubro a 1 de Novembro. O objetivo do retiro será o de “entrar em uma conexão com Deus”, no “silêncio”.

A organização Renovaré foi fundada por Richard Foster, que fez muito mais do que qualquer outra pessoa tudo o que pode a fim promover o misticismo católico romano entre os protestantes e batistas.

Entre os oradores da Conferência em Cove estará incluiido o filho Nathan, Richard.

O livro de Foster “A Celebração da Disciplina”, que já vendeu mais de dois milhões e meio de cópias, foi selecionado pelo Christianity Today como um dos dez melhores livros do século 20.

Foster defende o misticismo católico romano com absolutamente nenhum escrúpulo.

Ele recomenda Inácio de Loyola, Francisco de Assis, Bento de Núrsia, Teresa de Ávila, Catarina de Gênova, Julian de Norwich, Irmão Lawrence, Domingos, Catarina de Siena, João da Cruz, A Nuvem do Desconhecimento, Madame Guyon, Thomas à Kempis, Catherine Doherty, Meister Eckhart, Tomás de Aquino, Hildegard de Bingen, Francisco de Sales, Afonso de Ligório, Bernard de Clairvaux, John Henry Newman, Pierre Teilhard de Chardin, G. K. Chesterton, Andrè Louf, Henri Nouwen, Dorothy Day, Karl Rahner, John Main, Madre Teresa, Thomas Merton, Brennan Manning, John Michael Talbot, entre outros.

Na introdução à edição de 1998 de “A Celebração da Disciplina”, Foster diz que essas pessoas lhe ensinaram profundidade e substãncia espiritual (pp. xiii, xiv), e ele os chama de “mestres devocionais da fé cristã”.

Não há nenhum alerta de que estes místicos católicos confiavam em um evangelho amaldiçoado (Gálatas 1), veneravam Maria, adoravam a Cristo como um pedaço de pão consagrado, acreditavam no purgatório, exaltavam a supremacia papal, e além disso criam e praticavam dezenas de outras heresias.

Alguns deles acreditavam em panteísmo e no universalismo. (Para uma extensa documentação deste assunto ver o livro “Misticismo Contemplativo”, disponível no site do Way of Life Literature).

Foster promove práticas extremamente perigosas, como oração centralizada, visualização, imaginação guiada, repetição de mantras, silêncio, jornadas por labirintos, e até mesmo em experiências fora do corpo.

Considere as seguintes citações dos místicos que Foster recomenda avidamente:

 

1. Thomas Merton (que se intitulava a si mesmo como um católico budista):

 

”...O nível mais profundo de comunicação não é a comunicação, mas a comunhão. É SEM PALAVRAS, ESTÁ ALÉM DAS PALAVRAS, está além da fala, ESTÁ ALÉM DO CONCEITO” (The Asian Journal of Thomas Merton, edição de 1975 , p. 308) .

 

2. A Nuvem do Desconhecimento:

 

“Exorto-vos a DESFAZEREM CADA PENSAMENTO INTELIGENTE ou astuto, não importa o quão santo ou valioso ele parece ser. Cubra-o com uma espessa nuvem de esquecimento, porque nesta vida só o amor pode tocar a Deus como Ele é em Si mesmo, nunca o conhecimento.” (capítulo 8).

 

3. Teresa de Ávila:

 

“Tudo o que a alma tem que fazer nestes momentos de silêncio é apenas manter a calma e NÃO FAZER NENHUM RUÍDO. E  POR BARULHO EU QUERO DIZER TRABALHAR COM O INTELECTO a fim de encontrar um grande número de palavras e reflexões com que agradecer a Deus... nestes períodos de calma, a alma deve repousar nesta calma e a aprendizagem deve ser colocado de lado” (A Vida de Santa Teresa de Ávila sozinha , cap. 15 , pp 106, 107 , 108).

 

Para saber mais sobre isso, veja o relatório “Richard Foster: A Faísca de Ligação Mística do Evangelicalismo” no www.wayoflife.org.

 

 

Traduzido e adaptado de texto divulgado pelo boletim Friday Church News Notes do The Way of Life Literature, em 27 de Setembro de 2013. Por David Cloud. (www.wayoflife.orgfbns@wayoflife.org). Textos em azul são acréscimos meus.

 

Texto original: GRAHAM CENTER PUSHING CONTEMPLATIVE MYSTICISM  (Friday Church News Notes, September 27, 2013, www.wayoflife.org, fbns@wayoflife. org,866-295-4143) em http://www.wayoflife.org/friday_church_news/14_38.php .



Visite o site Way of Life Literature, Inc.

http://www.wayoflife.org/

Way of Life Literature. 

P.O. Box 610368

Port Huron, MI 48061 

 

 

 

topo